O Mothman (Homem Mariposa, Homem Borboleta ou Homem Traça) é uma criatura sobrenatural, que segundo relatos, apareceu em Charleston e Point Pleasant, entre Novembro de 1966 e Dezembro de 1967. A sua aparição está associada ao acontecimento de futuros desastres.
Relatos de aparições
A criatura sobrenatural começou a ser vista em Ohio a partir de 1959, quando sobrevoou rapidamente um pátio de uma mulher. Ela disse parecer uma borboleta gigante e apenas se atreveu a mencionar o incidente para algumas pessoas.
Após essa visão, a criatura passou a ser vista com mais frequência em Point Pleasant, onde ganhou a notoriedade que se espalhou pelo mundo, sobretudo entre os anos de 1966 e 1967. Foi descrita como sendo uma aparição de olhos fumegantes vermelhos, de um ser alado muito grande. Observações foram relatadas em Mason, Lincoln, Logan, Kanawha e Nicholas. A maior parte da população permaneceu céptica, mas a histeria das testemunhas que se multiplicavam rapidamente era muito real.
Um dos casos mais notórios deu-se na tarde de 15 de Novembro de 1966, ao passarem de carro por uma fábrica abandonada de TNT perto de Point Pleasant, Virgínia Oeste, dois jovens casais avistaram dois olhos enormes, de 5 cm de largura e 15 cm distantes um do outro, ligados a uma coisa que "tinha a forma de um homem, mas maior". Talvez entre 1,80 e 2,10 m de altura. E tinha asas grandes recolhidas nas costas. Os olhos eram hipnóticos, as testemunhas assentiram. Quando a coisa começou a mover-se em direcção à porta da fábrica, os quatro entraram em pânico e fugiram. Logo depois viram a mesma criatura perto da estrada. Ela abriu as asas, levantou voo e seguiu o carro, que àquela altura estava a 160 km/h.
Disse um dos quatro que "ele nem bateu as asas, ficava acompanhando-nos de cima". As testemunhas disseram ao xerife Millard Halstead que ela emitia um ruído de um disco tocado em alta velocidade ou um guincho de camundongo. E seguiu-os pela Rodovia 62 até a divisa da cidade de Point Pleasant.
A própria polícia da cidade de Charleston, Virgínia Oeste recebeu uma chamada telefónica excitada de um certo Richard West às 10:15 da noite, na segunda, 21 de Novembro. O homem insistiu que um homem alado estava sentado no telhado da sua casa. "Tinha cerca de 1 metro e oitenta de altura e uma envergadura de asas de um metro e oitenta a dois metros e quarenta", relatou West. Disse ainda que "ele ainda que tinha uns grandes olhos vermelhos".
Alguns outros relatos também são coerentes como o fato de que perseguiu automóveis nas estradas e pessoas a pé.
Relações com profecias
No total foram descritas 26 observações documentadas com descrições do Mothman na Virgínia Oeste entre 1966 e 1967. Histórias semelhantes continuaram a ser descritas em Point Pleasant até 1969. Em Outubro de 1974 houve uma aparição, em Elma, Nova York.
Até o momento não existe um consenso entre os pesquisadores sobre o Homens Mariposa. A relação com a profecia de futuros desastres é algo não consensual, visto que ele não se comunicava verbalmente com as pessoas, pelo menos durante as observações. Entretanto, há relatos de visões esporádicas do ser antes de desastres, de acordo com John A. Keel, autor também do livro The Mothman Prophecies, de 1975. Inclusive existem relatos que a criatura foi vista nos dias que antecederam a outros acontecimentos trágicos no mundo, incluindo um terramoto na Cidade do México em 1985, o acidente nuclear em Chernobyl, em 1986 e a queda das Torres Gémeas em Nova York, em 2001.
As conclusões ainda não são definitivas e os estudos e discussões avançam.